quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A 1ª viagem do Tiago... ainda na barriga!

A 1ª viagem do Tiago foi ainda na barriga!
Depois de ler sobre o assunto e de me ter informado com o meu médico, decidi viajar de avião mesmo estando grávida.
Desta vez fomos a Amesterdão e Bruxelas com um casal amigo.
Pesquisei alguns sites acerca das restrições de voar grávida. No 1º trimestre a restrição é colocada por alguns médicos, nas últimas semanas é colocada pelas próprias companhias aéreas.
Voamos pela Ryanair, mas as restrições são semelhantes em todas as companhias aéreas. Após as 28 semanas de gestação é necessária uma carta de "apta para voar" preenchida pelo médico. No site da Ryanair há uma carta modelo, aqui vai o link: http://www.ryanair.com/pt/termos-e-condicoes/regulations-pregnancy
No meu caso não foi necessário porque só estava de 20 semanas. 
Após as 36 semanas de gestação as grávidas estão impedidas de voar. 

Aqui fica uma lista de coisas que devemos ter em conta quando viajamos de avião durante a gravidez:

- Primeiro que tudo, falar com o nosso médico. O meu, que eu adoro, é super descontraído. Disse-me logo que podia viajar sem problema nenhum. Perguntou-me para onde íamos e depois de algum tempo a partilhar experiências sobre viagens, desejou-nos boas férias.  
 
- Muito importante antes de viajar pela Europa, especialmente estando grávida, é tratar do cartão europeu de saúde. O pedido pode ser feito no site da segurança social: http://www4.seg-social.pt/pedido-cartao-europeu-seguro-doenca. O cartão é gratuito e tem uma validade de 3 anos.

- Não nos devemos esquecer que estamos grávidas. Devemos ter em atenção aquilo que comemos e bebemos. Devemos moderar as horas a fio a caminhar, devemos descansar ... basicamente, devemos ter bom senso.   

Como a barriga ainda não pesava, a 1ª viagem com o Tiago foi muito tranquila!
Não podemos fazer tudo o que queríamos, como por exemplo andar de bicicleta, experimentar as cervejas locais, andar a pé horas sem fim... mas é claro que estávamos felizes, o Tiaguinho estava connosco dentro da minha barriga e a crescer saudável.

Aqui fica uma foto nossa em Amesterdão ;)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário