segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

A aproveitar o sol... E o nosso país!

Ontem aproveitamos o dia de sol para passear com o Tiaguinho. 
Descobri esta zona do país numa pesquisa pela net à procura de aldeias bonitas aqui perto. A verdade é que quase todas são no norte do país... E tenho que confessar que concordo. O norte do país tem sítios lindissimos! E depois de alguma pesquisa encontrei uma aldeia chamada Casal de São Simão. Apaixonei-me pela sua história de reconstrução, encabeçada por um homem que passava muitas vezes na estrada ali perto e que, levado pela curiosidade, a foi conhecer . Segundo li, nessa altura moravam apenas 2 velhotas nesta aldeia... Agora não sei se viverão muitas mais, mas muitas casas foram recuperadas e são hoje casa de férias de quem procura fugir da confusão das cidades e refugiar-se num lugar longe de tudo.  Já tinha ouvido falar da praia fluvial das Fragas de São Simão... É mesmo ao lado, perto de Figueiró dos Vinhos. 
Há um percurso pedestre de cerca de 5km que tem início no Casal de São Simão e é fantástico. Já fizemos muitos percursos pedestres, muitos deles na zona do Gerês, uma zona que adoramos e que visitamos sempre que podemos. Confesso que não imaginava que, aqui tão perto de nós, pudesse haver uma zona tão bonita, tão verde, tão natural e com tanta água... Foi mesmo uma surpresa boa! Mas a surpresa não foi só na beleza do percurso mas também na sua dificuldade... Tinha lido que era um percurso com grau de dificuldade baixo e com uma duração prevista de 2h30mins... Pois é... Demoramos 4h para o fazê-lo e a parte final foi feita a acelerar porque o sol começava a fugir. Nesta azafamada de querer aproveitar para ver tudo, mas ao mesmo tempo ter de acelerar o passo, ainda houve tempo para fugirmos de javalis... Que medo!!! 
O Tiago aproveitou parte da viagem para dormir. No resto do passeio apontava para as folhas, ria, conversava! Acho que ele também gostou do passeio! O Pedro agora está a recuperar das costas... de uma caminhada com 12kg (mais o peso da mochila) às costas num piso sinuoso com subidas e descidas íngremes. 
Vamos considerar este o 1º treino de muitos que temos de fazer para nos podermos  aventurarmos a fazer uma verdadeira caminhada no final do verão... Assunto para os próximos episódios ;) 
Ficam aqui algumas fotos de um domingo muito bem passado... Na melhor companhia!












6 comentários:

  1. Adorei, belo exemplo amigos, um dia irei convosco numa dessas aventuras ;) beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Vale mesmo a pena conhecer! Obrigada e um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar