domingo, 22 de novembro de 2015

O meu Top 10 Europa

A ideia deste blog é falar sobre viagens com crianças mas, se limitar este blog ao reporte das minhas viagens com a minha criança, vou passar meses sem escrever no blog.
Esta semana, no caminho para casa ao final da tarde, dei por mim a tentar escolher os sítios que mais gostei de visitar. Para tornar o exercício menos difícil limitei-me a pensar nas cidades europeias. E se toda a gente se sente no direito de opinar sobre tudo e todos, pensei: vou fazer um top 10 das cidades europeias que mais gostei de visitar.
Esta não é uma lista das melhores cidades europeias nem tão pouco esta ordem tem alguma validade
.. É apenas uma lista feita por mim... E quem sou eu para fazer um top 10 de cidades? Ninguém! Devido à minha insignificância posso fazê-lo porque não terá repercussões nenhumas! O turismo nestas cidades não vai aumentar nem diminuir por culpa da posição que ocupam na tabela! Vão estranhar e achar injustas algumas posições e só aqui estão 10 porque não conheço muito mais do que isso :(


Lisboa - não podia começar por outra cidade, é a nossa capital e confesso que a conheço muito mal, mas é de facto linda.
Pontos fortes? O clima, não só de Lisboa mas de todo o país. Todos os turistas gabam a luz de Lisboa e nós só lhe damos valor quando visitamos outras cidades e as achamos tristes porque não têm o nosso sol.
Pontos fracos? O ser aqui tão perto que faz com que nunca tenha olhado para ela com olhos de turista!



Paris - we'll always have Paris... Decidir entre Paris e Roma é uma decisão difícil. Qual é que eu prefiro? As duas! Eu sabia que ia adorar Paris, mas mesmo assim superou as minhas expectativas. Todas as ruas, os prédios, os cafés... É tudo lindo!
Pontos fortes? Amei a Torre Eiffel... Então à noite com as luzes a piscar...arrisco a dizer que vale a pena ir a Paris só para ver a Torre Eiffel a piscar.
Pontos fracos? Os franceses falam francês... E mais nada! E quem quiser que fale a língua deles. Francês não é de todo o meu forte...
Nos últimos dias, pelos piores motivos, Paris tem sido notícia em todos os jornais :( Esperemos que as coisas se resolvam e que este clima de medo e insegurança acabe depressa.





Roma- é aquela que está mais fresca na minha memória e será sempre lembrada com muito carinho porque foi a 1ª capital europeia que visitamos com o Tiago.
Pontos fortes? Como já disse num post anterior, Roma tem uma praça e uma igreja a cada esquina. Tem praças fantásticas e uma oferta enorme de cafés e restaurante.
Pontos fracos? O nível de vida!! É tudo caro, um café, uma cerveja, um hotel, uma entrada num museu!!




Amesterdão - possivelmente o Pedro coloca Amesterdão no topo da tabela. É uma cidade diferente de todas as outras. Tem um encanto próprio por causa dos seus canais e da quantidade impossível de contar de bicicletas.
Pontos fortes? O civismo daquele povo!! Muito à frente daquilo que estamos habituados em Portugal. Toda aquela organização e civismo são de invejar e devíamos copià-los para o nosso país e para o nosso dia-a-dia. O silêncio que existe nas ruas chega a ser estranho!!
Pontos fracos? É pena que toda aquela beleza é um bocado abafada pelos dias chuvosos e frios. Para mim, que adoro sol e calor, este é o factor que faz com que Amesterdão não esteja no pódio desta lista.





Barcelona- gostei tanto desta cidade... Como se pode ver, até mais do que Madrid. É aquela cidade que eu digo "vivia aqui". Sinto isso em todas as cidades espanholas que visito, mas aqui mais ainda. É uma cidade com muito turismo e muita agitação. Parece sempre em festa... Adorei. Pode não ser a cidade mais bonita mas para mim ficou-me no coração.
Pontos fortes? Aqueles sumos do mercado da boqueria... Deliciosos!
Pontos fracos? O facto de haver demasiado turismo pode descaracterizar a cidade. Eu amei toda aquela agitação e mistura de nacionalidades, mas acaba por esconder o verdadeiro modo de vida dos habitantes da cidade.




Florença - Há quem prefira Florença a Roma. Eu cá preferi Roma, apesar de ter adorado Florença. É uma cidade pequena e dá para visitar tudo sem usar transportes.  A catedral é linda, apesar de por dentro ficar muito aquém das muitas igrejas maravilhosas que visitamos em Roma.
Pontos fortes? A ponte Vecchio. Vista de fora parece uma ponte com casas a cair de velhas mas quando chegamos lá perto e a atravessamos ficamos boquiabertos com o que vemos... ourivesarias e relojoarias de um lado e do outro. Pareciam pequenas capelinhas.
Pontos fracos? Nós chegamos a Florença de carro e é muito complicado pará-lo nalgum sítio sem se pagar um balúrdio. Só podemos entrar com o carro no centro de Florença depois das 20h e só o conseguimos estacionar com uma "cunha" de quem nos alugou o apartamento.





Sevilha - É daquelas cidades que me surpreendeu muito. A Praça de Espanha é linda e ter visitado esta cidade com um casal amigo tornou-a ainda mais divertida.
Pontos fortes? é uma cidade plana e é possível visitá-la de bicicleta. Foi o que nós fizemos... e adorei!
Pontos fracos? Para nós não foi problema, mas Sevilha é uma cidade muito quente. Há Verões em que as temperaturas chegam aos 45º C.






Londres - eu sei que é injusto para Londres estar nesta posição! Londres foi a 1ª capital europeia que visitei... há 15 anos! Tenho que lá voltar para relembrar esta cidade. Depois disso já lá passei, na escala que fizemos quando regressamos da lua-de-mel. Passamos lá poucas horas, mas deu tempo para visitar a London Eye que na 1ª visita a Londres estava fechada.
Pontos fortes? O civismo! Falar alto naquela cidade é uma falta de educação.
Pontos fracos? O tempo...é muito cinzento. A não ser que se visite em pleno verão, o mais provável é estar a chover e o céu muito cinzento.





Madrid - OK... eu sei que também é injusto colocar Madrid tão no fundo da tabela!!! Não quer dizer que eu não tenha gostado... gostei e voltarei lá sempre que possível (e já voltei numa escala quando regressamos da Índia) É, tal como disse em Barcelona, uma cidade onde me imaginava a viver e sei que facilmente me adaptaria ao modo de vida deles, mas para turismo, prefiro Barcelona.
Pontos fortes? o ambiente em torno da Puerta del Sol é fantástico. Parece que toda a cidade se movimenta a partir daqui... e prova disso é que é neste sitio que se encontra o quilómetro 0 de todas as estradas de Madrid.  
Pontos fracos? Não encontro nenhum ponto fraco de Madrid, apenas não acho tão impressionante como outras cidades europeias.





10º
Bruxelas - Bruxelas que me desculpe mas vou ter que a colocar em último lugar. Penso que o motivo que me fez ficar muito pouco impressionada com Bruxelas foi o facto de a termos visitado na mesma viagem que visitamos Amesterdão... e não existe comparação possível entre elas.
A companhia era boa mas a cidade não impressionou.
Pontos fortes? Uma sociedade com uma mentalidade muito aberta, que convive em harmonia com diversas culturas e ideologias.
Pontos fracos? As ruas são pouco limpas. Apesar de ter monumentos muito bonitos, as ruas são pouco agradáveis para passear.




E pronto... terminei o meu TOP! Quem concorda? Quem discorda?

3 comentários:

  1. Já visitei Lisboa, Madrid, Sevilha, Paris e Londres nada mau 5 em 10 ;) , concordo são TOP ,muito em breve Barcelona e Amesterdão ai vou eu. Berlim também aconselho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais adorar Barcelona e Amesterdão! Tenho que pôr Berlim na minha lista para próximas viagens ;) beijinho

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar